quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Elaboração de postais de S. Valentim

Para comemorar o dia de S. Valentim, os alunos do 4º ano, da sala da professora Teresa vieram à biblioteca assistir à história " Adivinha quanto eu gosto de ti". A professora leu- lhes a história e os alunos visualizaram o filme no Yotube e realizaram algumas actividades de exploração da mesma.


Na hora de utilização autónoma recortaram, pintaram e escreveram alguns cartões alusivos ao tema.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro - Dia de S. Valentim

A Lenda...
Existem inúmeras teorias sobre a origem de São Valentim e sobre como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Estas teorias tiveram por base inúmeras lendas que, por certo, se basearam em factos perdidos no tempo. O facto é que, ao longo da história da Igreja Católica, existiram pelo menos três Santos que davam pelo nome de Valentim ou Valentinus, todos mártires, o que dificulta ainda mais as tentativas de apurar a verdade. De entre as várias lendas, salientam-se duas:
- a primeira, mais simplista, apresenta São Valentim como um simples mártir que se recusou a abdicar da fé cristã que professava, em meados do séc. III d.C.;
- a segunda, mais elaborada, defende que, no séc III d.C., o Imperador Romano Claudius II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos, com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, um sacerdote da época, teria violado o injusto decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Assim, Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por violar a lei.
Ambas teorias apresentam pontos em comum:
- São Valentim fora um sacerdote cristão
- O sacerdote teria sido um mártir;
- O santo teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

As mensagens de S. Valentim

A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia de São Valentim teria tido origem na própria lenda de São Valentim, que teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. Como vimos, porém, não há quaisquer certezas quanto à veracidade desta história.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vamos Participar!

Concurso «Um postal vale mil ideias»

28/01/2011
O concurso «Um postal vale mil ideias», promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), desafia os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário a criarem um postal ilustrado.

A partir de um livro que tenham lido, os estudantes devem escrever um pequeno texto adequado a um postal, cruzando a comunicação escrita com as artes plásticas. 
No postal, dirigido ao autor do livro, ao seu ilustrador ou a uma das suas personagens, os alunos podem falar de aspectos que lhes tenham despertado interesse no livro ou colocar questões ao destinatário escolhido, utilizando mensagens curtas com recurso a diversos meios expressivos.

Cada agrupamento ou escola não agrupada poderá submeter no máximo três postais, um por cada nível de ensino, que devem ser apresentados de 14 a 18 de Março, através do preenchimento do formulário «Um postal vale mil ideias», disponível na página no PNL.

http://www.min-edu.pt/index.php?s=actualidade&destaque=313