segunda-feira, 28 de março de 2011

Hora do Conto

Outras obras lidas e trabalhadas na hora do conto:


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

O Hugo e o Neno passam o seu tempo no Quintal. Ninguém se atreve a lá entrar - é o território deles. Até que um dia, aparece alguém que também quer brincar . . . e, pior ainda, é uma rapariga!
"Nós não brincamos com raparigas. As raparigas não sabem brincar", disseram logo eles.
Mas, quando a Bia constrói um fantástico carro de corridas e um magnífico navio pirata, eles vão ter de admitir que ela tem ideias brilhantes...



Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula.

O Rapaz que Tinha Medo vai procurar ajuda às páginas amarelas e encontra o numero da Árvore Mágica. Marcam uma entrevista, mas a árvore avisa-o dos perigos da floresta assombrada e das suas estranhas criaturas. Decidido, o rapaz põe-se a caminho. Será que vai perder o medo? 0 medo de tudo? 0 medo de andar na rua com as suas calças às flores (porque os outros podem troçar dele)? E o medo do escuro (porque podem aparecer fantasmas debaixo da cama)?


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Através de rimas divertidas, José Jorge Letria dá-nos a conhecer muitos animais, provenientes dos mais diversos meios. As ilustrações de André Letria contribuem para fazer deste livro um objecto de descoberta para além do texto. Um livro que convida a criança a entrar no mundo animal de forma didáctica.

Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para projectos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

O próprio título pisca o olho ao pequeno leitor, apresentando-lhe um «mundo às avessas» em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. Entram depois em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. Esta pequena história, marcada por um humor subtil, acaba de modo feliz, com todos participando numa inédita ceia de Natal.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Autor do mês de Março- José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa [Alves da Cunha] nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Os seus livros estão traduzidos para mais de vinte idiomas. Também escreveu várias peças de teatro: "Geração W", "Aquela Mulher", "Chovem amores na Rua do Matador" e "A Caixa Preta", estas duas últimas juntamente com Mia Couto.
Beneficiou de três bolsas de criação literária.
No início de 2009 a convite da Fundação Holandesa para a Literatura, passou dois meses em Amsterdam na Residência para Escritores, onde acabou de escrever o seu último romance, « Barroco tropical ».
Escreve crónicas para a revista LER. Realiza para a RDP África "A hora das Cigarras", um programa de música e textos africanos.Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.


Ano Internacional das Florestas- 2011

              Neste ano tão especial para a floresta, em que se celebra o Ano Internacional das Florestas, declarado pelas Nações Unidas com o objectivo de consciencializar a sociedade civil para a importância das florestas e da sua gestão sustentável no Mundo, a nossa escola inaugura no dia 21 de Março uma exposição com os trabalhos dos alunos sobre o tema, assim como promove a plantação de algumas árvores no espaço escolar.
             Estas são mais algumas das actividades que, desde o início do ano lectivo, a escola, através do Projecto Eco-escolas tem vindo a desenvolver com os alunos, neste âmbito.



         Os alunos do 3º ano da sala da professora Jacinta,  realizaram na Biblioteca Escolar, alguns trabalhos subordinados a este tema.
         Fizeram a pesquisa sobre os diferentes tipos de florestas existentes no Planeta, processaram os textos e elaboraram alguns cartazes para a exposição que se irá realizar na escola sede do agrupamento.


Concurso- DESCOBRIR a FLORESTA


"Descobrir a Floresta" - Concurso Escolar


O concurso "Descobrir a Floresta", lançado no dia 22 de Fevereiro, é uma iniciativa promovida pelo Comité Português para as Comemorações do Ano Internacional das Florestas e apresenta-se como um desafio dirigido à comunidade educativa. Tem como objectivo a concepção de trabalhos versando o estudo de um ecossistema florestal a nível local, regional ou nacional.

Pretende-se envolver alunos, professores e as escolas na realização de trabalhos que promovam a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de conhecer, gerir de uma forma sustentável e preservar as florestas.
As inscrições estão abertas até ao dia 23 de Março de 2011.
Mais informações: http://www.florestas2011.org.pt/