domingo, 13 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro - Dia de S. Valentim

A Lenda...
Existem inúmeras teorias sobre a origem de São Valentim e sobre como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Estas teorias tiveram por base inúmeras lendas que, por certo, se basearam em factos perdidos no tempo. O facto é que, ao longo da história da Igreja Católica, existiram pelo menos três Santos que davam pelo nome de Valentim ou Valentinus, todos mártires, o que dificulta ainda mais as tentativas de apurar a verdade. De entre as várias lendas, salientam-se duas:
- a primeira, mais simplista, apresenta São Valentim como um simples mártir que se recusou a abdicar da fé cristã que professava, em meados do séc. III d.C.;
- a segunda, mais elaborada, defende que, no séc III d.C., o Imperador Romano Claudius II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos, com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim, um sacerdote da época, teria violado o injusto decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Assim, Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte por violar a lei.
Ambas teorias apresentam pontos em comum:
- São Valentim fora um sacerdote cristão
- O sacerdote teria sido um mártir;
- O santo teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

As mensagens de S. Valentim

A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia de São Valentim teria tido origem na própria lenda de São Valentim, que teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. Como vimos, porém, não há quaisquer certezas quanto à veracidade desta história.

Sem comentários:

Enviar um comentário