segunda-feira, 28 de março de 2011

Hora do Conto

Outras obras lidas e trabalhadas na hora do conto:


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

O Hugo e o Neno passam o seu tempo no Quintal. Ninguém se atreve a lá entrar - é o território deles. Até que um dia, aparece alguém que também quer brincar . . . e, pior ainda, é uma rapariga!
"Nós não brincamos com raparigas. As raparigas não sabem brincar", disseram logo eles.
Mas, quando a Bia constrói um fantástico carro de corridas e um magnífico navio pirata, eles vão ter de admitir que ela tem ideias brilhantes...



Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula.

O Rapaz que Tinha Medo vai procurar ajuda às páginas amarelas e encontra o numero da Árvore Mágica. Marcam uma entrevista, mas a árvore avisa-o dos perigos da floresta assombrada e das suas estranhas criaturas. Decidido, o rapaz põe-se a caminho. Será que vai perder o medo? 0 medo de tudo? 0 medo de andar na rua com as suas calças às flores (porque os outros podem troçar dele)? E o medo do escuro (porque podem aparecer fantasmas debaixo da cama)?


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Através de rimas divertidas, José Jorge Letria dá-nos a conhecer muitos animais, provenientes dos mais diversos meios. As ilustrações de André Letria contribuem para fazer deste livro um objecto de descoberta para além do texto. Um livro que convida a criança a entrar no mundo animal de forma didáctica.

Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para projectos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

O próprio título pisca o olho ao pequeno leitor, apresentando-lhe um «mundo às avessas» em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. Entram depois em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. Esta pequena história, marcada por um humor subtil, acaba de modo feliz, com todos participando numa inédita ceia de Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário